quarta-feira, 30 de maio de 2012

OBESIDADE – CIRURGIA BARIÁTRICA: ENDOCRINOLOGIA - NEUROENDOCRINOLOGIA –CIRURGIA BARIÁTRICA; PODE SER O ULTIMO BASTIÃO DE UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA.

NÃO SE TRATA DE SER CONTRA A CIRURGIA BARIÁTRICA, MAS QUANDO O SEU MÉDICO SUGERIR QUE É A ALTERNATIVA OU SEJA, A ULTIMA ALTERNATIVA PARA REVERTER ALGUMAS DAS DOENÇAS QUE AS ACOMPANHA, NÃO PERCA TEMPO, POIS O PRÓXIMO EVENTO EM SUA VIDA PODE SER  O ÚLTIMO, E ALÉM DOS RISCOS CIRÚRGICOS EM QUALQUER CIRURGIA NECESSÁRIA OU NÃO, ESTA É PARTICULARMENTE E SIGNIFICATIVAMENTE MAIS ARRISCADA.

O maior risco não necessariamente é o ato primário da 1ª cirurgia bariátrica, não é raro necessitar outras,  o índice até não é alto de morbidade, entretanto, os próximos meses seriam inesquecíveis se der tudo certo. Tenha certeza absoluta deste fato, pois o percentual de risco começa a desabrochar de forma séria, e claro no que se referem a problemas, muitas vezes nem previstos, mas cada Ser humano é único e não apresentam as mesmas características de respostas em qualquer situação. 
É claro que não estamos desaconselhando a última alternativa de uma situação crítica, cíclica e inevitável, mas, tenha certeza de dividir a responsabilidade com seu médico que é a pessoa mais indicada para lhe orientar a execução ou não deste ato cirúrgico sério. É muito comum pessoas sem indicações precisas forçarem a “barra” no sentido de efetuarem atitudes extremas para situações não extremas, é claro que a consciência do médico falará mais alto. Avalie com bom senso os próximos fatos que inevitavelmente iram se instalar: A cirurgia bariátrica não é certificado de garantia anti-obesidade, até porque no prazo curto de alguns anos nosso estomago aumenta em até 20 vezes o tamanho da câmara digestória proposta no ato da cirurgia bariátrica. Além disto, alguns hormônios envolvidos,  como a Ghrelina não é só produzida no estomago, e esta substância é responsável pela estimulação da fome. 
O Ser humano que se propõem a efetuar uma cirurgia deste porte terá que seguir"“ipsis litere"” a orientação de seu médico para evitar o aumento da extensão do problema, terá que se preparar e se conscientizar que a vida não será idêntica a sua situação anterior, mesmo que precária, muito menos após o ato cirúrgico bariátrico devido sua agressividade. O fato é que a medicina ainda não domina todos os conhecimentos de nossos órgãos, principalmente o digestivo que é a porta de entrada de nosso sustento como seres humanos. Por isso escute muito bem o que seu médico irá lhe advertir e aconselhar, e numa situação extrema, saiba que enfrentará uma situação grave.

AUTORES E PESQUISADORES

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologia
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologia – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. Porque é importante ter percepção do seu peso....
2. Quais os grandes riscos da gordura visceral....
http://gorduravisceral.blogspot.com/

3. Quais as causas da Esteatose hepática....

Referências Bibliográficas:

Prof. Dr.João Santos Caio Jr, Endocrinologista, Neuroendocrinologista, Dra. Henriqueta Verlangieri Caio, Endocrinologista, Medicina Interna-Van DerHäägen Brazil – São Paulo –Brasil, Dr. Harald J Schneider da Universidade Ludwig-Maximilians, em Munique, na Alemanha, Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism.- 2010
Dr. Cora E. Lewis, da Divisão de Medicina Preventiva da Universidade de Alabama em Birmingham, National Heart, Lung and Blood Institute's.

CONTATO: 
Fones: 55(11) 5572-4848 /(11)2371-3337/ (11)9.8197-4706 - TIM
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002 
e-mail: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clinicas Caio

Site Van Der Haagen Brazil
https://twitter.com/crescerei2

Google Maps: